Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Projeto Polen de Rio das Ostras/RJ expõe quadrinhos produzidos na Oficina de HQ



Alguns dos trabalhos produzidos na oficina do Projeto Pólen. O Projeto Pólen é uma medida mitigadora para determinadas atividades da Petrobras na Bacia de Campos, no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA.

 O Pólo de Rio das Ostras do Projeto Pólen realizou o II Encontro entre Fóruns no dia 26 de fevereiro, último sábado. Durante o evento, foi apresentada a agenda de atividades para 2011 e a retrospectiva das ações desenvolvidas em 2010, entre elas histórias em quadrinhos feitas pelos jovens participantes das oficinas oferecidas pelo projeto em parceria com o programador visual do IFF Itaperuna, Alberto de Souza, (este blogueiro) que desenvolve de forma voluntária projetos educacionais utilizando a linguagem das histórias em quadrinhos. Entre os convidados para o evento estiveram representantes do IBAMA, palestrantes das oficinas e dos Fóruns e jovens com seus responsáveis, além de representantes da Petrobras, da UFRJ/Nupem e da Prefeitura de Rio das Ostras.

O Projeto Pólen é uma medida mitigadora para determinadas atividades da Petrobras na Bacia de Campos, no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA. Seu objetivo é a promoção de processos educativos voltados ao desenvolvimento da gestão ambiental participativa. Ele se estende por 13 municípios litorâneos, localizados desde São Francisco de Itabapoana até Saquarema. Em Rio das Ostras, 40 jovens entre 12 e 18 anos participam de oficinas, fóruns e expedições promovidas pelo projeto com objetivo de discutir sobre os reflexos da atividade de produção e exploração de petróleo na Bacia de Campos, estimulando os jovens para o debate qualificado sobre meio ambiente e aplicabilidade dos royaties.

A oficina de histórias em quadrinhos que ministramos no Projeto se desenvolveu em 16 horas divididas em quatro encontros, o que julgamos ser um tempo breve para o resultado considerado satisfatório e até surpreendente.  Os adolescentes são muito autênticos e criativos e os polinizadores (como são chamados os alunos envolvidos no projeto) têm uma excelente bagagem, resultado do enfoque do projeto, voltado para discussão da aplicabilidade dos royalties e impactos da exploração petrolífera.

Dando seguimento ao projeto da OFICINA DE HQ, estamos desenvolvendo no campus Itaperuna um trabalho, em parceria com o professor de Física Adriano Ferrarez, para produção de histórias em quadrinhos com o tema das fontes de energia renováveis entre alunos do PROEJA e, em breve, será realizado também entre alunos da rede municipal de Itaperuna através de um projeto de extensão.

2 comentários:

  1. Legal ver o processo de colorização na imagem.

    ResponderExcluir
  2. Alberto,

    Parabéns pelo trabalho fenomenal que vem desenvolvendo desejo-lhe sucessos muitos.
    O blog está muito bom.

    abraços

    Alicio Gomes

    ResponderExcluir