Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

MASCOTE DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE campus ITAPERUNA

Aproveitamos essa postagem para agradecer aos seguidores, e visitantes que prestigiam nosso blog, pelo apoio e comentários aerca dos trabalhos deste rabiscador. Já tinha ouvido falar, mas não fazia idéia do diferencial que é ter esse contato direto com o público, o que não existia quando publicava em jornais, onde o trabalho acaba sendo um processo criativo solitário, mas agora tomei gosto pelo "bloguismo".  Ainda, em satisfação aos que compartilham comigo esse espaço, peço desculpas por alguns dias de ausência, pois estamos trabalhando no desenvolvimento de um mascote para o Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna, onde trabalho como programador visual. O projeto tem prazos apertados, pois o lançamento oficial será no dia 23 de março de 2011, na festa de dois anos do campus, mas, mesmo com o feriado de carnaval o andamanto está sob controle. Já está em andamento um concurso cultural para escolha do nome do mascote que desenvolvemos, com prêmio de um netbook para o autor do nome vencedor. A participação é restrita ao alunos e profissionais da escola. A inscrição é feita através do portal do Instituto Federal. O personagem-símbolo tem, entre os elementos de sua personalidade, qualidades como alegria, vivacidade, determinação e pertencimento em relação ao campus, tal como a ave quero-quero, que zela e defende o seu ninho. Por sua vez, a onomatopéia “quero-quero” associado ao canto da ave, remete ao aluno ou profissional que investe na educação como a via certa que conduz ao crescimento e sucesso pessoal”.

Características do Quero-quero                                                                        
A ave de nome científico Vanellus chilensis tem o tamanho  aproximado de 35cm. É muito estimado por funcionar como “sentinela” dos lugares onde habita, alertando para qualquer alteração na sua área. Qualquer barulho ou intruso é logo denunciado pela gritaria. É uma ave muito popular no Brasil. Habita as grandes campinas úmidas e os espraiados dos rios e lagoas. Muito presente no IFF campus Itaperuna. Ave territorialista, protege com vigor seu ninho com seu canto estridente e seu nome vem da onomatopéia que faz referência ao seu canto característico.  

3 comentários:

  1. Grande Alberto, parabéns pelo seu trabalho.
    Seu mascote, quero dizer, do IFF prima pela sutileza. Ele até parece um pouco com você.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo esse quero-quero! abraços,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  3. Professor, não sabe o quanto me honra um comentário seu. Às vezes me sinto "piegas", mas não deixo de considerar a arte de educar um sacerdócio e, portanto, meus professores, meus "gurus". Só tenho a agradecer sua dedicação e luta pelo curso de design do IFF, todos devemos muito a você e o tenho em grande estima.
    Abraço.

    ResponderExcluir